1/04/2010: Artigo publicado no Jornal on line " À Descoberta" do Agrupamento de Escolas de Vinhais.

Canil Municipal de Vinhais/ Centro de Recuperação de Animais
Três metas e um desafio para 2010…


O Canil Municipal de Vinhais classificado como centro de recolha oficial de animais de companhia, está licenciado pela Direcção Geral de Veterinária (PT 02002CGM) e quer assumir-se cada vez mais com um Centro de Recuperação de Animais, onde as acções de adopção têm um lugar fundamental.
Em 2009 conseguimos dar para adopção 37 animais (32 cães e 5 gatos). Os animais que são adoptados são devidamente identificados por microchip, vacinados e por norma são esterilizados. A adopção é sempre gratuita, com o compromisso escrito do novo dono de cuidar e zelar pela saúde e bem-estar do seu novo amigo de quatro patas.
A adopção constitui uma das melhores formas de protecção dos animais pelo facto de continuarmos a ter um número muito elevado cães abandonados e de não existir um correcto planeamento reprodutivo por parte dos detentores de animais, o que origina um número elevado de ninhadas.

Para 2010 apresentamos 3 objectivos principais, aumentar o número de adopções, realizar mais acções de controlo reprodutivo e iniciar um plano de educação e treino canino.

O jornal “ À Descoberta” tem colaborado na divulgação do nosso blog :
www.canilvinhais.blogspot.com , facto que registamos com apreço, pela possibilidade de difundir as acções desenvolvidas pelo Canil Municipal e particularmente a informação relativa aos animais disponíveis para adopção.

O desafio que lançamos para o ano de 2010 a toda a comunidade escolar, mas em particular aos alunos, prende-se com a oportunidade de desenvolver neste âmbito da protecção dos animais de companhia, algumas acções de sensibilização sobre este tema, acções de voluntariado no Canil Municipal e outras acções de promoção da adopção de animais.
A protecção dos animais é também um dever cívico!

1 comentários:

Anónimo disse...

parabens,doutora Iria pela amizade que tem por estes Amigos de qu

Enviar um comentário